Arkanun + 2d10solo - Sessão 5



Estou bem animado com minha experiência de jogar solo. Todos os dias penso na história que está surgindo. E ao pensar, percebo que tenho de tomar um papel maior como Mestre, pois uma vez que estou jogando num cenário que contém conflitos e personalidades estabelecidos, tenho de definir melhor esses conflitos e fazer as coisas se moverem a despeito das ações de Gavril.

Mas até que ponto devo planejar algo? As informações no livro (Arkanun) já não são suficientes? Ademais, penso que a mobilidade dos acontecimentos históricos rolarão com os passar dos dias no mundo do jogo, restando a mim, definir se esses acontecimentos receberão influência das coisas ocultas (sociedades secretas, ordens, anjos, magos, demônios, etc) ou não.

Não tenho ainda uma resposta clara para essas questões, então mover o jogo me guiando pelos objetivos do Gavril até que eu chegue num impasse que me faça pensar novamente a respeito.

Pretendo ligar os acontecimentos históricos até a Queda de Constantinopla aos grandes conflitos entre planos (Paradísia, Terra, Arkanun, ...). De agora em diante, cada postagem trará um pouco desses conflitos de alto nível. Ao internalizar isso, ao interpretar os oráculos, terei a oportunidade de trazer as questões macro para as desventuras e venturas de Gavril Antoniou.

Vou adicionar esses objetivos para me guiar e talvez usar como forma de ganhar experiência:
  • Objetivo de Curto Prazo: Chegar em Constantinopla;
  • Objetivo de Médio Prazo: Descobrir a história da mãe, Polina;
  • Objetivo de Longo Prazo: Alcançar graus mais altos dentro Ordem de Salomão.

Sessão 5

Eu me peguei perguntando se o Miguel iria agir sem cumplicidade do Gavril. Isso parece ser possível. Estamos falando de uma situação que envolvem supostos assassinos de um imperador. Miguel tem completo conhecimento dos poderes ocultos, da magia, então sabe que Gavril poderia realmente ter tido uma premunição ou ter lido algo sobre aquelas pessoas de algum modo.

Posso considerar também que ao levar uma informação importante para a Ordem, veria sua reputação e lealdade aumentando frente a seus pares. Então, acho bem provável que após Gavril dormir, sairia para saber mais sobre aqueles homens.

Pergunta ao Oráculo do Destino Simplificado com Vantagem: Miguel vai sair do quarto e buscará investigar os dois homens suspeitos?

Resposta: 3, 7 - Sim.

Então temos o jovem Miguel esperando respiração de Gavril mudar, sinalizando que caiu no sono. Lentamente e silenciosamente ele sai de sua cama e abre a porta com igual delicadeza.

Não imagino que ele vá acordar depois de ter passado o dia viajando, ainda mais com o companheiro tendo saído de fininho.

Já nas escadas, ele desce normalmente e ainda encontra o lugar com algumas pessoas, incluindo o estalajadeiro.

Pergunta ao Oráculo do Destino Simplificado: Os suspeitos ainda estão no local?

Resposta: 4 - Não.

Passando o olhar, ele procura por aqueles homens e não os ver em nenhum lugar. Certamente mais tranquilo para o que precisa fazer, ele vai conversar com o estalajadeiro.

Aqui eu estou usando a lógica da ficção.

Bom, sabemos que os homens têm alguma ligação com os otomanos (ou aliados) pois assim interpretamos o resultado da rolagem na tabela de eventos inesperados. Mas também foi uma questão de vingança em nome de uma comunidade. 

Pergunta ao Oráculo do Destino Simplificado: Os suspeitos são otomanos?

Resposta: 2 - Não, mas ... são aliados.

Fico pensando o que o imperador teria conseguido fazer com alguma comunidade, tendo perdido a maioria de seus domínios e ainda sendo vassalo de um império. É o jeito pesquisar.

Veio à mente agora que o Gavril entendeu o que falavam e há poucas chances de ser turco. O que queremos saber é se o estalajadeiro poderá informar a que povo esses homens pertencem. Então vamos perguntar logo se ele conseguirá informar.

Pergunta ao Oráculo do Destino Simplificado com Vantagem: O estalajadeiro sabe de onde os estrangeiros são?

Resposta: 2, 2 - Não, mas ... 

Rolando na tabela de Classe Social mas já escolhendo a classe social: Média.

Resposta: Soldado de Patente, Mercenário, Remediado, Capitão ou Líder, Militar

Não, mas o comandante da guarnição otomana na cidade pode saber pois esteve com eles mais cedo.

Miguel foi esperto o suficiente para falar sobre vários assuntos antes de intercalar com o principal que era descobrir um pouco mais sobre a dupla que estava sentado na mesa ao lado. As perguntas não foram de causar estranheza por parte do estalajadeiro.

Por fim, ele saiu de lá razoavelmente satisfeito com o que descobriu.

Pergunta ao Oráculo do Destino Simplificado com Desvantagem: Miguel pretende conversar com o comandante otomano?

Resposta: 4, 9 - Não.

Não pretendia ir mais a fundo pois isso já acabaria com a discrição da viagem deles. Por fim, voltou para o quarto e dormiu mais satisfeito.

No dia seguinte, eles fizeram o desjejum (-4 Liras), pagaram pela hospedagem e pegaram suas montarias. Não viram mais a dupla suspeita e nem conversaram sobre isso até saírem da cidade.

Miguel acabou falando sobre o que fez após o outro dormir e o que descobriu. Gavril não o censurou e ficou especulando o que um oficial otomano estaria a se reunir com bizantinos.

Aqui decidi que o idioma da dupla misteriosa é o grego. Dei uma parada na aventura para uma pesquisa histórica na Wikipedia. Então, descobri os irmãos do atual imperador, João VIII. São vários, mas um me chamou a atenção: Demetrius Palaiologos. Em 1442, ele atacou Constantinopla com a ajuda dos otomanos para tomar o trono de seu irmão! Usarei essa informação para possíveis tramas.

- Sabe, não lhe falei, mas você já deve imaginar que os homens lá eram bizantinos, Miguel.

- Nesses tempos obscuros, não estranho nada. Há bizantinos que são a favor do Sultão. Muitos odeiam os católicos e sabemos que esses não ligam para nossa desgraça. Estamos a ponto de deixar de existir. Vê, hoje andamos em estradas que um dia foram nossas! Nos dirigimos para uma cidade cercada de inimigos, sobrevivendo graças às rotas marítimas.

- O conhecimento que eu vou buscar pode se perder. Fico ansioso. Não busco apenas o conhecimento místico lá. Quero saber mais sobre a minha mãe. Espero encontrar respostas. Esse senhor Aleksios que será meu tutor deve ser a fonte das notícias que meu pai recebeu.

Vamos rolar na tabela de classe social (apenas Média e Alta) para sabermos um pouco mais sobre o Aleksios: 5 (Classe Média), 1 (Comerciantes Remediados, Mercadores, Fazendeiros Remediados). Imagino ele como um mercador, alguém que faz negócios no porto e tem contato com várias culturas.

Pergunta os Oráculo do Destino Simplificado com Vantagem: Miguel sabe alguma coisa da personalidade do Aleksios?

Resposta: 2, 10 - Sim, e ... vamos usar o Oráculo do Tema para nos ajudar a completar isso: 23 - Ferramenta. Mais uma vez: 98 - Lar.

- Conheço Aleksios. Trabalho para ele. Não só isso, durmo no trabalho, digamos assim. Eu levo as mensagens mercantis e também aqueles relacionados à Ordem. Aleksios é o administrador do serviço de malote convenientemente.

Tabela de Personalidade: Covarde.

- E como ele é, Miguel?

Tabela de Aparência Física: Enrugado, sardento, nariz batatudo, corpo franzino, cabelos lisos, roupas coloridas (à moda veneziana, infiro - como se eu soubesse).

 - É um velho mercador, um tanto franzino. Vai ver que ele tem muitas sardas. É ruivo, dizem que do povo trácio que vivia nessas terras. Valoriza a moda de Veneza e sempre está vestido com aquelas roupas coloridas deles. Não acho que ele fique por tanto tempo na cidade. Está muito assustado. Mas desde que o conheço não foi de arriscar mesmo. É uma pessoa boa, o velho mestre Aleksios.

Pergunta ao Oráculo do Destino: Ocorrerá alguma coisa significativa até chegar nas proximidades de Constantinopla?

Resposta: 9 - Sim, mas algo diminui ou vai de oposto à resposta.

Interpreto que vai ocorrer algo mas não será próximo da cidade. Irei organizar a cena durante a parada para o almoço.

Usarei mais de um oráculo para montar a cena. Ações: 95 - Aprender; Temas: 75 - Misticismo; Cena: 37 - Doença.

Enquanto comiam e descansavam à sombra de uma grande árvore, não muito longe da estrada, porém escondidos tal que um transeunte só os veria se estivesse ativamente procurando, Miguel contou uma história curiosa sobre o Arkanun Arcanorum. Essa organização de magos que é liderada pela Ordem de Salomão foi a responsável por conter magicamente a Peste Negra em Constantinopla.

Dizia-se que foi criada uma força-trabalho responsável por realizar um ritual que pudesse expulsar a doença. Contaram para ele que o ritual alterava gatos e os impelia a caçar os ratos dentro da cidade onde quer que estivesse com uma fome insaciável. E acabou funcionando. Depois de um tempo, quase não se viu doentes pela peste negra. No entanto, dizem, descendentes desses gatos não voltaram ao controle do Arkanun Arkanorum e hoje sabe-se aqui e ali de ataques de grupos de gatos a humanos, deixando mortos no caminho.

Todos descansados, a viagem seguiu tranquila por boa parte da tarde. Eles agora teriam de decidir a forma de alcançar a cidade, sem serem barrados pelos otomanos.

Pergunta ao Oráculo das Duas Opções: Miguel sugere que sigam pela estrada e atravessem as barreiras de vigilância ou então encontrem um barco nas vilas litorâneas que possa levá-los para Constantinopla durante a noite?

Resposta: Sim para a primeira opção, mas algo diminui ou vai contra essa opção.

- Gabriel, levando em conta que fomos capazes de passar ilesos por uma tropa mesmo sendo revistados, creio que essa é a melhor a opção. A outra que posso dá é pagar algum barqueiro para nos levar à noite. Não será barato e demoraremos mais tempo para chegar. No entanto, pode ser mais seguro, com poucas chances de sermos detectados.

- Se formos revistados mais de uma vez em pouco tempo na estrada, não terei como ocultar meu grimório. É bem arriscado, Miguel.

- Bom, então vamos tomar um caminho para um vilarejo assim que possível e prepare-se para esvaziar os bolsos.

- Que seja. Prefiro não arriscar tanto. Minha jornada mal começou.

- Acho que seu tutor gostará de você.

- Ora, não faça prosa da minha pessoa, meu caro!

Pergunta ao Oráculo do Destino Simplificado: Eles encontraram na vila um barco capaz de levá-los, incluindo os animais?

Resposta: 9 - Sim, mas ... é uma embarcação otomana.

Após conversarem com um compatriota, ele ficam sabendo que há um barco que poderia levá-los mas ele é propriedade de um otomano que ali atracou para consertar a vela do barco.

Pergunta ao Oráculo do Destino Simplificado: O barco foi consertado?

Resposta: 10 - Sim, e ele partirá ainda nessa noite.

- Miguel, o que eu proponho será arriscado mas para mim, teremos um risco menor que voltar para a estrada, além levar mais tempo para chegar. Vamos roubar aquele barco. Mas antes te pergunto, você sabe navegar?

Vejo como provável que ele tenha algum conhecimento sobre isso. Ele é um mensageiro e deve viajar por terra ou mar, então pode ter visto muitas vezes o trabalho dos marinheiros.

- É, acho que consigo me virar. Mas precisarei da sua ajuda.

- Meu plano é bem simples. Se o dono não estiver no barco, colocamos os animais do barco e partimos. Caso ele e mais alguém se interponha em nosso caminho, me revelarei e os assustarei. Se precisar machucar, assim será. Mas vamos pensar que tudo vai correr bem.

-  Vejo que um pouco de pressão não faz mal a ninguém.

- És um prosador mesmo, Miguel.

Pergunta ao Oráculo do Destino: Há alguém no barco?

Resposta: Sim.

A noite já chegou, vemos apenas um leve amarelado no horizonte. As lamparinas nas casas da vila pesqueira já estão acesas. Gavril tem a fé que os navegantes otomanos estão comendo em alguma casa antes de voltarem para o barco. Eles se aproximam do barco com os animais. Estão desmontados. Nenhuma vivalma ao redor. Gavril subiu na embarcação com Miguel.

Uma vez lá em cima, juntaram suas forças para descer a prancha.

Vamos fazer um teste de Perícia para sabermos o quão furtivos serão Gavril e Miguel. Rolaremos Furtividade vs Percepção. A Furtividade de Gavril é igual à sua Agilidade, portanto, 12. Pela profissão de mensageiro do Miguel, suponho que a Furtividade dele seja maior. Usei o kit do Ranger como base e não a do Ladrão que imagino que seria maior e mais especializado em Furtividade. O Ranger tem 20% em Furtividade.


Pergunta ao Oráculo das Duas Opções: Miguel tem Agilidade 12 ou 14? Pois suponho que nesse atributo, ele é pelo menos igual ao Gavril.

Resposta: Sim para a Primeira Opção, e algo aumenta ou reforça essa Opção.

Agilidade fica em 12. Miguel não é nenhum esportista. Aos poucos vamos conhecendo mais da ficha de personagem no Miguel.

Já em relação à oposição, vou tratar a Percepção como 11, algo mediano, e sem o valor na Perícia Escutar. Uma vez que a Furtividade do Gavril é pior que a de Miguel, tomarei o seu valor como base.

Enquanto Gavril e Miguel só estão colocando a prancha, vou considerar o teste como Fácil, dobrando assim a Furtividade de Gavril, portanto o valor será 24%.

Teste de Perícia: 50% + (Furtividade 24%) - 44% [4 x 11] = 30%.

Resultado: 26!

Gavril permaneceu em cima enquanto Miguel desceu para ajudar a conduzir os animais. O cavalo de Miguel sobe primeiro.

Nesse ponto, precisamos fazer um teste de Perícia para a pessoa ou pessoas que estão na cabine do barco.

Teste de Atributo (Percepção):  44%.

Resultado: 57. Não ouviram!

Quando terminam de subir os animais, Miguel vai soltar a corda e levantar a âncora. Gavril vai examinar a cabine empunhando um bastão.

Pergunta ao Oráculo das Duas Opções: Há uma ou duas pessoas na cabine?

Resposta: Sim para a Segunda Opção.

Pergunta aos Oráculos de Ações e Temas: O que os homens do barco estão fazendo? 18 - Desviar, 2 - Habilidade.

Lá dentro, ele não ver ninguém mas ouve uma conversa. As pessoas parecem conversar do outro lado da cabine, na popa. Gavril se aproxima da janela ao fundo e consegue ver dois homens. Um deles parece explicar alguma coisa de navegação, fazendo com as mãos movimentos de desvio ou algo parecido. Ambos estão muito concentrados no que estão fazendo. Nesse instante ele lembra que o Miguel ficou de levantar a âncora!

Pergunta ao Oráculo do Destino Simplificado: Gavril impedirá Miguel de ir até a popa, desavisado?

Resposta: Sim, e ainda conseguirão planejar algo.

Ele corre com passos leves e encontra o Miguel exatamente se encaminhando para o fundo do barco. Segura seu braço e faz sinal de silêncio.

- Os caras estão lá atrás! Temos de dá um jeito neles. Ouça o que tenho para lhe dizer, temos pouco tempo! Tem uma arma?

- Sim, tenho. Um faca.

- Ótimo! Você vai pela direita, eu irei pela esquerda. Quando você ver uma luz na direção daqueles homens, saia de onde está e os ameace. Vamos forçá-los a sair do barco.

- Merda, Gabriel! Que caminho seguro é esse que estão fazendo mesmo?

- Xiii! Vai!

Gavril então ergueu seu bastão que recebeu os últimos raios de luz do pôr do sol. Sussurrava palavras quando chegou e foi visto pelos dois otomanos. Os dois disseram palavras de surpresa pois o bastão agora parecia uma espada de luz. Com uma voz firme, Gavril gesticulou para saírem do barco. Nesse ponto, viram-se cercados por ambos os lados.

Pergunta ao Oráculo do Destino Simplificado com Vantagem: Os otomanos sairão do barco?

Resposta: 10, 10 - Sim, e pulam para a água ali mesmo.

Terrivelmente assustados vendo uma espada toda em luz e os olhos de ira de seu portador, os dois homens saltaram para o mar ali mesmo da popa.

Gavril e Miguel, levantam a âncora e iniciam outros procedimentos para desancorar. Com a vela hastiada, o barco começa a se distanciar do ancoradouro, rumando para o mar.

- Agora precisamos encontrar o farol para nos guiar até Constantinopla.

- Fizemos o mais difícil que foi virarmos ladrões.

Comentários

Postar um comentário