Campanha de Arkanun + 2d10solo

Este blog foi criado especialmente para relatar minhas experiências com o RPG solo.

O nome do blog vem da minha simpatia pelo nome bugurso, após ler debates intermináveis sobre a escolha do mesmo na tradução da palavra bugbear para o D&D 5ª edição publicado pela Galápagos. Nomes você se acostuma, assim como se acostuma com a palavra "casa", por exemplo. Ela é tão comum que deixamos de perceber o quanto sua sonoridade é bonita. Assim como bugbear não quer dizer urso inseto, bugurso não quer urso bugado.

A campanha que terá início será usando o recém lançado livro chamado 2d10Solo - Regras Customizáveis para Jogos de RPG sem Mestre do famoso Newton Nitro, ou Tio Nitro. Por meio dele poderei jogar sozinho o Arkanun que é um RPG de horror gótico, baseado na Idade Média real.

Essa não será minha primeira experiência com emuladores de mestre. Eu já iniciei uma campanha solo usando o módulo The Keep on the Borderlands. Eu troquei o D&D 1ª edição pelo Knave. Para conseguir jogar só, faço uso de uma série de oráculos de diversos jogos. No entanto, essa experiência está sendo registrada por áudio e não texto.

Também não é minha primeira experiência com Arkanun. Joguei provavelmente a primeira edição desse jogo. A que eu vou jogar agora é a terceira edição revisada de 2004.

Escolhas e Histórico


Escolhi fazer um mago da Ordem de Salomão. A base dos acontecimentos será Constantinopla. É uma cidade com membros do Templo assumindo posições importantes no Arkanun Arcanorum.

O ano é 1448 e restam poucos anos para a Queda de Constantinopla.

Gavril Antoniou mora com seu pai, Heros Antoniou, e uma serviçal, numa pequena propriedade rural nos arredores de uma pequena cidade búlgara.

Eles vivem da venda de produtos agrícolas, produção de tortas e unguentos. Apesar disso, Heros é um mago e, vendo no filho o dom, o ensinou os caminhos da magia.

Gavril ouviu muitas histórias do pai sobre a vida secreta dos magos, sobre a Ordem de Salomão do qual ele se afastou. Mas algo que Heros evitava falar era sobre sua mãe, Polina. Um dia ela viajou e nunca mais retornou. Gavril tinha 6 anos.

Hoje, com 22 anos, seu velho pai não tem mais o que ensinar nas artes arcanas e isso o deixou inquieto. Seu lar não era mais suficiente e ele se viu desejando ampliar seu conhecimento.

Relato da Sessão de Prelúdio


Um dia, estávamos eu e meu pai em casa quando alguém chegou na propriedade.

Pergunta ao Oráculo do Destino: Seria uma pessoa hostil a nós?

Resposta: 3. Não, e algo Aumenta ou Reforça a Resposta.

Era um  jovem mais ou menos de minha idade que chegou a cavalo. Ele disse que era um mensageiro vindo de Constantinopla para deixar uma mensagem para o meu pai.

Pergunta ao Oráculo do Destino com Vantagem: O mensageiro precisa esperar por uma resposta de Heros?

Resposta: 6 e 8. Sim, e algo Aumenta ou Reforça a Resposta.

O mensageiro disse que recebeu instruções para esperar por uma resposta e disse que era muito importante como a própria carta poderá reforçar.

Continua ...

Comentários

  1. Com certeza acompanharei!

    Nos anos 2000 só tive acesso ao 3D&T, e Daemon acabava sendo aquela curiosidade distante.
    Mas agora com o RPG solo me vi numa situação em que poderia ir atrás das regras (manual básico grátis, e alguns cenários disponibilizados pelo próprio DelDebbio) estava facilitado. Li as regras várias vezes, mas sempre me deparei com algumas dificuldades em iniciar uma campanha.
    Me faltava segurança em construir personagens caso estes surgissem na trama de modo aleatório através de Oráculos.
    Até encontrei um criador automático de personagens. Mas era de Trevas, e apenas personagens humanos comuns, o que me não me ajuda em 100%.

    Ao ver teu relato de um mago pensei "era exatamente o que eu queria!"
    Vou acompanhar e espero aprender bastante com teu blog!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu já andei pensando sobre os NPCs também. O 2d10Solo tem oráculos para eles. Lembrando que não precisamos fazer uma ficha completa para eles. Então, como podemos saber as perícias ou atributos do NPC? Bom, depende do que precisamos saber de habilidade do NPC. Vamos descobrindo ao passo que for demandado.

    Por exemplo, estamos conversando com um fiscal de doca numa taberna enquanto bebemos e jogamos conversa fora. Dele precisamos extrair uma informação e queremos perguntar como quem não quer nada. Digamos que a perícia seja Dissimulação. A perícia que pode se opor poderia até ser Dissimulação, digamos. Qual o valor da Perícia? Aqui tu pode usar o Oráculo de Nível de Dificuldade ou pode usar um que dê mais chances de apresentar o valor mais provável. Use as regras do sistema para ver a proficiência desse NPC baseado no que descobrimos com os oráculos ou a situação.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante sua ideia de escolher Constantinopla como cenário. Além de ser mais uma prova que é possível jogar RPG Solo. Melhor ainda se divertir e aprender história se desejar ou outros conhecimentos. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O RPG solo nos oferece essa liberdade de experimentarmos o que quisermos, a qualquer momento e com qualquer quantidade de tempo.

      Excluir

Postar um comentário