Arkanun + 2d10Solo - Sessão 3

Chega o primeiro momento da aventura de nosso protagonista que me dá um medo. A viagem até Constantinopla. É aquele medo de jogador que teme por seu personagem. Do outro lado, há o mestre que sou eu mesmo mas esse eu é aconselhado por oráculos impescrustáveis.

Imagino que chegar ao destino passando por terras tomadas pelo otomanos, vigiadas por eles e provavelmente com barreiras e possíveis impedimentos por via terrestre a quem queira chegar em Constantinopla é algo desafiador. Estou ansioso para ver o que vai acontecer.

Quanto às regras do Arkanun, vou mudar as regras para o uso dos Pontos de Heroísmo. Ele é mais voltado para o combate. E eu pretendo não focar tanto em combates, portanto, imagino os Pontos Heroicos mais como os benes de Savage Worlds ou os Pontos de Destino do FATE ou mesmo os Pontos de Heroismo do Pathfinder 2. Quero refazer um teste de Perícia quando o resultado do teste for muito prejudicial para a história.

Outra coisa são os Rituais. A maioria deles também é voltada para o combate (aqueles que encontramos em livros como Grimório). Acho que é coisa da época do jogo, década de 90, sei lá. Na terceira edição revisada, os exemplos de magias instantâneas são bem variadas e elas servem de exemplo para nossos próprios rituais. Então, acho que essa parte vai ser tranquila.

Gavril terá inicialmente 18 rituais (valor do atributo Inteligência). Ao passo que precisar de uma magia e quiser usá-la na forma de ritual, a tratarei como se tivesse o ritual. Assim farei até preencher meu grimório com esses 18 rituais.

Eu rolei os dados para saber o dinheiro inicial. Rolamos 4d6 x 10 e o resultado é a quantidade de florins de ouro (fl), a moeda de Florença. Gavril tem a disposição 110 fl para comprar seus equipamentos.

Pesquisando sobre o contexto histórico e geográfico, encontrei essas séries na Netflix, Ascensão: Império Otomano e O Grande Guerreiro Otomano.

Sessão 3

Na manhã do dia seguinte à chegada do mensageiro, Gavril estava com sua mula carregada, mochila às costas e uma preocupação na cabeça.

- Pai, são dois dias de viagem até Constantinopla com grandes chances de encontrar soldados otomanos e temo por meu livro, sabe? Não é a mesma coisa que encontrar inquisidores católicos mas me pergunto se um texto cifrado não seria sinal de que eu seria um espião bizantino ou outra coisa.

- Bom, Gavril, você e Miguel terão de evitar o encontro com eles. E se não for possível, pensar em algo para dizer. Outra sugestão que lhe dou é criar um ritual capaz de ocultar o livro da visão de outros.

- Nunca fiz um ritual enquanto cavalgo, pai. Todos riram. Gavril também sabia que não seria possível fazer tal ritual em um dia ou dois.

- Miguel, foi um prazer conhecê-lo. Espero que possamos nos rever no futuro. Entregue o meu filho em segurança a ...

Nesse ponto tenho de dá o nome da pessoa que enviou a carta. O Arkanun cita o nome de alguns importantes membros da Ordem de Salomão que vivem em Constantinopla. No entanto, a pessoa pode ser menos importante e teremos de dá um nome a ela, se for o caso.

1 - Sebastian Nazik, o Diácono Superior
2 - Guillermo Friars, Magister da Ordem
3  e 4 - Esmeralda, a Diácono Sul
5 a 10 - Outro membro da Ordem

Rolei um 6 no d10. Então é um membro não citado no livro. Na tabela de Gênero, saiu um 4, então Heros vai dizer um nome masculino. Pesquisando por nomes de imperadores da época, escolhi o nome Aleksios/Aleixo/Alessio.

- Entregue o meu filho em segurança a Aleksios.

- Farei o meu melhor, senhor Heros, disse o jovem Miguel, montado em seu cavalo.

- E pai, antes de partir, quero saber porque não posso lhe acompanhar nessa viagem para encontrar minha mãe.

Pergunta ao Oráculo do Tema: Porque Gavril não pode ir com o pai?

Resposta: 3 - Preço.

- Gavril, não é que não queira a sua companhia. Mesmo porque você tem todo o direito de ver sua mãe. Mas eu sei que essa jornada pode cobrar um preço muito alto. Não estou disposto a apostar a vida de nós dois. Em Constantinopla você poderá ter mais respostas às suas perguntas. Não se preocupe comigo. Sozinho eu poderei jogar melhor, por assim dizer. Adeus, meu filho.

- Adeus, pai.

E assim, partiram os dois jovens, rumo a leste.

Vamos conhecer um pouco mais sobre Miguel.

Tabela de Personalidade: 3 e 1: Alegre

Tabela de Aparência Física: Rosto com marcas de expressão pronunciadas, olhos gentis, nariz grande, corpo franzino, cabelo trançado e roupas coloridas.

Vi que é possível mudar a aparência do grimório usando Controlar Luz 2. Um Ritual leva 100 horas por Ponto de Focus, logo Gavril vai descartar a ideia do pai. Se for o caso, ele vai realizar instantaneamente mesmo.

Vamos usar os Oráculos de Ação e Tema para termos uma ideia dos acontecimentos do primeiro dia de viagem: Preservar Misticismo.

Estou jogando enquanto escrevo e eu ri quando vi o resultado porque eu já imaginei o evento imediatamente. Há um risco para o grimório do Gavril.

Vamos buscar inspiração para cena por meio de outro oráculo.

Oráculo de Elementos de Cena: Expectativas. Sorte.

Na tarde do primeiro dia de viagem, Gavril e Miguel estavam mais relaxados por conta da primeira parte do dia está sendo tranquila, sem percalços. Mas eis que quando subiam uma colina, avistaram homens em cavalos no topo, vindo na estrada. Gavril perguntou ao Miguel o que fariam. Este respondeu que era tarde demais para sair da estrada. Se perguntassem algo, disse ele, você estava indo para Constantinopla para um instituto de ensino.

Gavril pois a mão dentro da bolsa onde estava o livro e começa a se concentrar enquanto tocava o grimório. Ele vai realizar uma magia de improviso. Será como se fosse Controlar Luz 3 que por sorte ele possui. Ele vai gastar 2 pontos de magia. O efeito acontece: o grimório toma a aparência de um livro comum com páginas em branco.

Os cavaleiros que cruzavam por eles eram da cavalaria otomana. Miguel os cumprimentou levemente com a cabeça, o que Gavril repetiu imediatamente. Com o coração batendo forte, o filho de Heros já imaginava a sorte de passar por soldados e não ser interpelado. Mas quando o último cavaleiro passou por eles, uma voz vinda do início do grupo gritou.

- Ei, vocês! Parem!

Então, os dois olharam para trás e pararam seus animais. O homem que chamou por eles, trotou com outro que ele designou. Os demais seguiram num trote mais lento.

- Para onde se dirigem, trácios?

- Estamos viajando para Constantinopla. Estou indo estudar e o meu companheiro me acompanha nesta viagem.

Vamos para o primeiro teste de Perícia no sistema Arkanun. Gavril está mentindo. A Perícia é Lábia. Será um teste com dificuldade normal. Se houver falha, o oficial ordenará uma revista.

A Lábia (CAR) de Gavril é 33. Será o teste de Perícia vs Atributo. No caso, o atributo Inteligência do oficial.

Pergunta ao Oráculo de Duas Opções: Inteligência 12 ou Inteligência 14.
Resposta: 8 - Sim para a Primeira Opção mas algo vai contra essa Opção.

Interpreto isso como o oficial estando um pouco desconfiado e mais atento às explicações de Gavril. Até porque ele voltou e decidiu interpelar os viajantes. Portanto, testarei como se a Inteligência dele fosse 13.

Fazendo os cálculos: 50% + 33% - 52% (13 x 4) = 31% de chances de conseguir enganar o oficial.

Resultado do Teste de Perícia: 58. O oficial não confiou muito na história de Gavril.

- Bayezid, reviste estes homens e o que encontrar nas suas montarias.

Os viajantes ficaram em silêncio. Não protestaram. Gavril percebeu que sua fala não convenceu aquele oficial mas também sabia que não encontrariam nada que revelasse a mentira.

O subordinado passou um tempo procurando algo de diferente. O que chamou a atenção dele foi a carta encontrada entre as posses do Miguel. Era a carta escrita por Heros. Ele entregou ao oficial. Este então olhou e pediu ao outro que lesse.

- Aqui diz: "Querido e saudoso Aleksios. Obrigado pelas boas novas sobre Polina. Aproveito para lhe pedir que cuide do meu filho, Gavril. Ele é um bom jovem, aprende rápido e sei que ele saberá aproveitar bem os conhecimentos e a educação de Constantinopla. Um dia volto para revê-lo e ver como está meu filho. Que a paz esteja convosco.".

O oficial sinalizou para que a carta fosse devolvida, não disse palavra e incitou seu cavalo e se afastou. O mesmo fez o soldado Bayezid após devolver a carta.

Após a cavalaria sumir numa curva adiante, Gavril disse: - Preciso mentir melhor. Ambos riram e seguiram viagem.

Comentários

Postar um comentário